Expedição Fotográfica – Parque Nacional Peneda-Gerês - Daniel Santos Photography

"APRENDA FOTOGRAFIA ENQUANTO VISITA A INCRÍVEL NATUREZA DO GERÊS"


De 31 de Janeiro a 02 Fevereiro 2020


DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE


Esta expedição de 3 dias vai levá-lo por uma das mais bonitas regiões do país. O Parque Nacional da Peneda-Gerês é um local de beleza tremenda, com paisagens deslumbrantes e habitats bem preservados, onde a biodiversidade prospera.

Se for um iniciante na fotografia e se não souber usar a sua câmara em modo manual, por favor indique no momento da inscrição. Assim, será possível agendarmos uma video-chamada com o objetivo de explicar as bases da fotografia, para que no momento da expedição tenha o conhecimento básico necessário. Durante esta expedição, vai aprender várias técnicas de fotografia de paisagem e de fotografia de vida selvagem. Se já é um fotógrafo experiente, serão discutidas técnicas mais avançadas. Tudo isto enquanto é guiado ao longo de incríveis montanhas rochosas, de rios cristalinos com bonitas cascatas e de florestas intocadas cheias de biodiversidade.

No final terá excelentes fotografias de paisagens únicas e possivelmente de animais emblemáticos. O workshop é ideal não só para iniciantes, que procuram melhorar a sua fotografia, mas também para fotógrafos experientes que procuram alguém para os guiar pela bonita natureza do parque nacional.

Dia 1: Debaixo das Estrelas, Rodeado pela Natureza

Todos os participantes devem chegar durante a manhã ao Parque Cerdeira, que será onde vamos dormir e comer durante os 3 dias.

Depois de um almoço convívio, será feito um pequeno briefing, onde as atividades programadas para cada dia serão abordadas e onde será transmitida outra informação importante. 

Antes do sol se pôr, vamos fazer um reconhecimento da área envolvente à lagoa de Vilarinho das Furnas e preparar tudo para a sessão da noite. Saber fazer um reconhecimento de um local e preparar a imagem com antecedência é uma tarefa muito importante, pois faz definitivamente uma grande diferença no seu trabalho. Depois do jantar vamos sair novamente para fotografar as montanhas e o céu estrelado, enquanto ouvimos os sons relaxantes da natureza.

Dia 2: Na Terra de Lobos e Cabras Selvagens

Para o segundo dia está programado não só mais fotografia de paisagem, mas também muita fotografia de vida selvagem. Este dia está reservado a uma das minhas caminhadas preferidas, o trilho dos Carris. Vamos começar pela manhã porque temos alguma distância para percorrer, cerca de 13 km. Esta região é simplesmente bela e biodiversa e com alguma sorte avistaremos bastantes animais, incluindo rapinas, a icónica cabra-montês, o lobo-ibérico, entre outros. Estas duas últimas espécies não são fáceis de observar, especialmente o lobo é bastante inconspícuo, mas existe sempre alguma probabilidade de os fotografar ou observar. Vamos caminhar a uma passada lenta para evitar assustar qualquer animal e vamos parar frequentemente para os procurar, por isso, é que vamos precisar do dia todo.

Durante o pôr-do-sol, teremos ainda tempo para fotografar a imponente paisagem que nos segue ao longo de toda a caminhada e se condições forem favoráveis espere conseguir grandes fotografias deste local. Depois disso, voltamos para o Parque Cerdeira para jantar e descansar para o dia seguinte.

Dia 3: Florestas Antigas e Cascatas Deslumbrantes

Durante a manhã vamos visitar a floresta mais antiga de Portugal, conhecida como Mata de Albergaria, o local perfeito para fotografia de bosque e para fotografia de vida selvagem. Este local é simplesmente mágico e esta visita não estaria completa sem o visitar. Esta floresta é o habitat de espécies como o esquilo-vermelho, vários anfíbios, corsos, javalis, lagarto-de-água, raposas, pica-paus, o cavalo garrano, entre muitas outras. Deste local pode esperar rios de montanha lindíssimos, excelentes para imagens de longas exposições.

Depois do almoço vamos fazer uma pequena crítica às fotografias que foram tiradas durante os 3 dias, para ver que aspetos podem ser melhorados. Finalmente, como forma de despedida, ainda antes do pôr-do-sol vamos fotografar mais uma extraordinária paisagem que poucos têm oportunidade de a ver.

Neste workshop serão abordados os seguintes tópicos e técnicas


Paisagem

- A importância de estudar a paisagem;

- Como fotografar em condições de alta gama dinâmica;

- Técnicas de composição;

- Entender a profundidade de campo;

- Focus stacking na fotografia de paisagem;

- Como conseguir imagens focadas e nítidas;

- A importância da velocidade do obturador.


Vida Selvagem

- Como encontrar animais selvagens;

- Técnicas de aproximação;

- Técnicas de composição;

- A importância de conhecer bem a sua câmara;

- Como conseguir imagens focadas e nítidas de animais;

- A importância de contar uma história;

- A importância da velocidade do obturador.


DETALHES


Apresentação do PowerPoint

TERMOS E CONDIÇÕES


- Caso pretenda cancelar a sua inscrição, o valor total será devolvido desde que o faça até dia 31 de Dezembro de 2019. A partir dessa data e até ao dia 23 de Janeiro de 2020, 50% do valor será devolvido. Depois do dia 23, não será possível devolver qualquer quantia.

- Os participantes devem ser capazes de caminhar distâncias de 15 km com o seu equipamento fotográfico.

- Apesar de ser um experiente biólogo na área da vida selvagem, não posso prometer qualquer observação ou fotografia de qualquer animal, mas farei o meu melhor para aumentar as nossas probabilidades.

- Se as condições atmosféricas forem adversas (chuva intensa e baixa visibilidade), o programa incluindo horários e locais a visitar está sujeito a alterações.

- O workshop pode ser cancelado se o número mínimo de participantes não for atingido ou se as condições atmosféricas impossibilitarem a realização do mesmo. Nesse caso todos os participantes serão totalmente reembolsados.

O Parque Cerdeira, fica no coração do Parque Nacional, rodeado por montanhas e florestas de carvalhos. Se quiser saber mais sobre o Parque Cerdeira, por favor, clique aqui.

Powered by SmugMug Log In